Imagem de fundo

Com base no livro Os clássicos da política, vol. 1, organizado por Francisco C. Weffort...

Questão 21

Com base no livro Os clássicos da política, vol. 1, organizado por Francisco C. Weffort, marque a alternativa CORRETA sobre a passagem do estado de natureza para o estado civil e o contrato social.

A

Em Locke, o contrato social é um pacto de consentimento em que os homens concordam livremente em formar a sociedade civil para preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuíam originalmente no estado de natureza.

B

Com Hegel, a teoria contratualista alcançou sua maior expressão formal, ao fazer do indivíduo o alfa e o ômega da vida social e do Estado a totalidade orgânica de um povo, não um agregado, um mecanismo, um somatório de vontades arbitrárias e inessenciais.

C

Para Hobbes, o estado de natureza é uma condição de guerra, porque cada um se imagina (com razão ou sem), poderoso, perseguido, traído. Mas basta o fundamento jurídico, uma lei de natureza (fazer aos outros o que queremos que nos façam), para forçar os homens ao respeito e criar a condição para a existência da sociedade.

D

Conforme Rousseau, o contrato social é um pacto ilegítimo, através do qual os homens perderam sua liberdade natural e ganharam, em troca, a liberdade civil.

E

Montesquieu define o conceito de contrato social como: “relações necessárias que derivam da natureza das coisas”, e a passagem do estado de natureza à sociedade civil é explicada por meio do determinismo natural e inevitável.