Considerando o contexto do marketing digital, assinale a alternativa CORRETA:
Fontes: ROGERS, David L. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Autêntica Business, 2017.
TORRES, Cláusio. A Bíblia do marketing digital. São Paulo: Novatec, 2009.
KOTLE, Philip; SETIAWAN, Iwan; KARTAJAYA, Hermawan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
No marketing digital, é possível realizar análise de dados em tempo real da quantidade de pessoas que demonstraram interesse na mensagem e interagem dinamicamente, sendo que os clientes são tratados como mercado de massa, e o marketing é utilizado unicamente para induzir à compra.
A conectividade cria um ambiente perfeito para a defesa ou rejeição de marcas por clientes, portanto o marketing digital tem como foco inspirar o cliente, criar uma relação de lealdade e defesa da marca. Os clientes, por sua vez, são considerados os principais influenciadores, e as comunicações ocorrem em mão dupla.
Na estratégia de marketing inbound, a empresa chega até o cliente por meio de seus anúncios, realizados de forma tradicional e em massa (televisão, rádio e outros). Já na estratégia de marketing outbound, o cliente atraído é mais qualificado e propenso a consumir o produto, pois a estratégia utilizada para atrair o consumidor é personalizada de acordo com o perfil do consumidor.
Atualmente, o fator-chave para o sucesso do marketing digital de uma determinada marca/empresa é a comunicação sistemática e repetitiva da identidade e posicionamento da marca, não importando se sua personalidade, código de conduta e comportamentos são dinâmicos e inconstantes.
O objetivo do marketing digital não é conquistar a defesa da marca pelos clientes.