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Celso Antunes, em seu Livro “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, questiona o motivo pel...

Questão 49

49
Q1798479
Teclas de Atalhos
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Celso Antunes, em seu Livro “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, questiona o motivo pelo qual os professores deveriam privilegiar, de forma contundente, as ações do cotidiano dos alunos, como perspectiva de valorizá-las bem mais do que as provas ou trabalhos escolares, em que eles possam apresentar como etapa avaliativa. Contudo, essa questão toma como resposta o seguinte argumento:

A

O autor afirma de forma simples que o processo de acompanhamento deve ser valorizado a partir do momento em que o professor passa a se preocupar mais com a média (nota) do aluno, do que com a própria aprendizagem dele na sala de aula.

B

O autor argumenta que a valorização do acompanhamento do aluno no decorrer do processo educativo se dá em função da proibição do seu espaço de participação na dinâmica escolar, inclusive no próprio processo de avaliação.

C

O autor afirma que a valorização sobre o processo de acompanhamento do aluno se dá pela clareza da metodologia de ensino utilizada pelo professor nas disciplinas de matemática e português, com vista à melhoria do comportamento do educando, na intenção deste absorver com mais propriedade as verdades científicas trabalhadas em sala de aula pelo professor.

D

Essa questão, desenvolvida pelo autor, respalda a afirmativa de que a grande maioria dos professores acreditam, fielmente, que toda avaliação é sempre estática, pois ela tem a competência apenas de captar o desempenho do aluno em um dado momento específico, como elemento instantâneo e emergencial, tendo em vista que a aprendizagem deste discente pode ser muito mais rica e construtiva, pois o discente, em si, possui dinamismo social e busca sempre um significado para as coisas no mundo, observando, contudo, que o processo de conhecimento está em permanente ebulição e transformação.

E

O autor argumenta que essa perspectiva pode se dar a partir do processo de formação continuada dos professores, especialmente, quando este profissional consegue perceber a necessidade de capacitação para esse enfoque que é tão importante quanto a própria aula a ser ministrada.