Existem vários métodos para se obter o controle da dor com anestésicos locais. O local da infiltração do fármaco em relação à área de intervenção operatória determina o tipo de injeção administrada. Há três tipos principais de injeção de anestésico local: infiltração local, bloqueio do campo e bloqueio de nervo. Como se caracteriza o bloqueio de nervo?
O anestésico é depositado próximo a um tronco nervoso principal, geralmente distante do local de intervenção operatória.
Pequenas terminações nervosas na área do tratamento odontológico são infiltradas com solução de anestésico local.
O anestésico é depositado nos ramos terminais maiores, de modo que a área anestesiada será circunscrita, impedindo a passagem de impulso do dente para o sistema nervoso central.
É recomendado sempre que os procedimentos odontológicos sejam confinados em uma área relativamente circunscrita.
É recomendado para o tratamento de dentes isolados quando outras técnicas forem malsucedidas.