Motores elétricos, durante a partida, solicitam da rede uma corrente de valor elevado podendo o sistema ficar submetido a uma queda de tensão normalmente muito superior aos limites estabelecidos para o funcionamento em regime normal. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) afirma na NBR 5410 que a queda de tensão durante a partida de um motor não deve ultrapassar 10% de sua tensão nominal no ponto de instalação do dispositivo de partida correspondente. Em função disto, soluções adequadas do método de partida devem ser analisadas e consideradas regras básica para se obter do motor uma vida útil prolongada e custos operacionais reduzidos. Sobre os métodos de partida de motores, é incorreto afirmar:
Para suavizar os efeitos da partida, o acionamento do motor pode ser feito por meio de chaves estrela-triângulo mas esta partida só pode ser utilizada se o motor possuir os seis terminais das bobinas acessíveis e dispuser de dupla tensão nominal, tal como 220/380V, dado de placa que define que este motor pode ser utilizado em uma fonte de alimentação com tensão de fase de 220V e tensão de linha de 380V.
Para suavizar os efeitos da partida, o acionamento do motor pode ser feito por meio de chaves estrela-triângulo. Durante a partida em estrela, o conjugado e a corrente de partida ficam reduzidos a 1/3 de seus valores nominais e este baixo conjugado de partida faz com que este tipo de partida seja mais adequadamente empregado em motores cuja partida se dá em vazio.
Em partidas realizadas por meio de chaves estáticas (soft-starters) se consegue ter uma aceleração em rampa e desaceleração suave de modo a eliminar, em sistemas de bombeamento, por exemplo, o conhecido golpe de aríete.
Na partida realizada por meio de chave compensadora, utiliza-se um autotransformador com várias derivações, a partir das quais se realizam variações gradativas de tape e se regula o processo de partida. Este método de partida apresenta custo superior quando comparado à partida por meio de chaves estrela-triângulo e seu uso está atrelado a um aumento do volume dos quadros presentes nos Centros de Controle de Motores (CCM) em função da necessidade da alocação destes autotransformadores.
A partida direta, que é o método mais simples e de menor custo, apesar de não apresentar um controle da corrente de partida, também pode ser utilizada nas instalações elétricas. Deve-se verificar se a potência do motor não é superior ao máximo valor definido pelas concessionárias de energia e se a carga que irá ser movimentada pode ser submetida a um acionamento mais abrupto na partida ou se esta requer um acionamento mais lento e progressivo, inviabilizado a utilização deste tipo de partida.