Leia o TEXTO 13 para responder às questões de 24 a 27.
TEXTO 13
OS INSTITUTOS FEDERAIS:
UMA REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
- O Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), acaba de criar um
- modelo institucional absolutamente inovador em termos de proposta político-pedagógica:
- os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Estas instituições têm suas
- bases em um conceito de educação profissional e tecnológica sem similar em nenhum
- outro país. São 38 institutos, com 314 campi espalhados por todo o país, além de várias
- unidades avançadas, atuando em cursos técnicos (50% das vagas), em sua maioria na
- forma integrada com o ensino médio, licenciaturas (20% das vagas) e graduações
- tecnológicas, podendo ainda disponibilizar especializações, mestrados profissionais e
- doutorados voltados principalmente para a pesquisa aplicada de inovação tecnológica.
- [...] A estrutura multicampi e a clara definição do território de abrangência das ações dos
- Institutos Federais afirmam, na missão destas instituições, o compromisso de intervenção
- em suas respectivas regiões, identificando problemas e criando soluções técnicas e
- tecnológicas para o desenvolvimento sustentável com inclusão social. Na busca de
- sintonia com as potencialidades de desenvolvimento regional, os cursos nas novas
- unidades deverão ser definidos através de audiências públicas e de escuta às
- representações da sociedade.
- Na necessária articulação com outras políticas sociais, os Institutos Federais
- devem buscar a constituição de Observatórios de Políticas Públicas, tornando-as objetos
- de sua intervenção através das ações de ensino, pesquisa e extensão articulada com as
- forças sociais da região. É neste sentido que os Institutos Federais constituem um espaço
- fundamental na construção dos caminhos com vista ao desenvolvimento local e regional.
- Para tanto, devem ir além da compreensão da educação profissional e tecnológica como
- mera instrumentalizadora de pessoas para ocupações determinadas por um mercado
- Na proposta dos Institutos Federais, agregar à formação acadêmica a preparação
- para o trabalho (compreendendo-o em seu sentido histórico, mas sem deixar de firmar o
- seu sentido ontológico) e discutir os princípios das tecnologias a ele concernentes dão luz
- a elementos essenciais para a definição de um propósito específico para a estrutura
- curricular da educação profissional e tecnológica. O que se propõem é uma formação
- contextualizada, banhada de conhecimentos, princípios e valores que potencializam a
- ação humana na busca de caminhos mais dignos de vida. [...]
- Inicia-se a construção de uma instituição inovadora, ousada, com um futuro em
- aberto e, articulando-se com as redes públicas de educação básica, capaz de ser um centro
- irradiador de boas práticas. Os centros federais de educação tecnológica (CEFET’s), as
- escolas agrotécnicas federais e as escolas técnicas vinculadas às universidades que
- aceitaram o desafio desaparecem enquanto tal para se transformarem nos campi
- espalhados por todo o país, fiadores de um ensino público, gratuito, democrático e de
- excelência. Com os Institutos Federais iniciamos uma nova fase, abandonando o hábito
- de reproduzir modelos externos e ousando a inovar a partir de nossas próprias
- características, experiências e necessidades.
(PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica (Trecho). Brasília: MEC/SETEC. 2010. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/setec/https://arquivos.infra-questoes.grancursosonline.com.br/arquivos/pdf/insti_evolucao.pdf>. Acesso em 16/10/2016)
O TEXTO 13, de Eliezer Pacheco, foi originalmente publicado no portal do MEC e posteriormente editado como capítulo do livro “Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica”, cuja folha de rosto está reproduzida como TEXTO 14. De acordo com a NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata das normas atuais de publicação, a referência bibliográfica CORRETA para esse livro, cujas informações constam no TEXTO 14, é: