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Leia o TEXTO 13 para responder às questões de 24 a 27.TEXTO 13OS INSTITUTOS FEDERAIS:UM...

Questão 28

28
Q1740057
Anulada Esta questão foi anulada pela banca examinadora.
Teclas de Atalhos
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Leia o TEXTO 13 para responder às questões de 24 a 27.


TEXTO 13

OS INSTITUTOS FEDERAIS:

UMA REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA


  1. O Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), acaba de criar um
  2. modelo institucional absolutamente inovador em termos de proposta político-pedagógica:
  3. os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Estas instituições têm suas
  4. bases em um conceito de educação profissional e tecnológica sem similar em nenhum
  5. outro país. São 38 institutos, com 314 campi espalhados por todo o país, além de várias
  6. unidades avançadas, atuando em cursos técnicos (50% das vagas), em sua maioria na
  7. forma integrada com o ensino médio, licenciaturas (20% das vagas) e graduações
  8. tecnológicas, podendo ainda disponibilizar especializações, mestrados profissionais e
  9. doutorados voltados principalmente para a pesquisa aplicada de inovação tecnológica.
  10. [...] A estrutura multicampi e a clara definição do território de abrangência das ações dos
  11. Institutos Federais afirmam, na missão destas instituições, o compromisso de intervenção
  12. em suas respectivas regiões, identificando problemas e criando soluções técnicas e
  13. tecnológicas para o desenvolvimento sustentável com inclusão social. Na busca de
  14. sintonia com as potencialidades de desenvolvimento regional, os cursos nas novas
  15. unidades deverão ser definidos através de audiências públicas e de escuta às
  16. representações da sociedade.
  17. Na necessária articulação com outras políticas sociais, os Institutos Federais
  18. devem buscar a constituição de Observatórios de Políticas Públicas, tornando-as objetos
  19. de sua intervenção através das ações de ensino, pesquisa e extensão articulada com as
  20. forças sociais da região. É neste sentido que os Institutos Federais constituem um espaço
  21. fundamental na construção dos caminhos com vista ao desenvolvimento local e regional.
  22. Para tanto, devem ir além da compreensão da educação profissional e tecnológica como
  23. mera instrumentalizadora de pessoas para ocupações determinadas por um mercado
  24. Na proposta dos Institutos Federais, agregar à formação acadêmica a preparação
  25. para o trabalho (compreendendo-o em seu sentido histórico, mas sem deixar de firmar o
  26. seu sentido ontológico) e discutir os princípios das tecnologias a ele concernentes dão luz
  27. a elementos essenciais para a definição de um propósito específico para a estrutura
  28. curricular da educação profissional e tecnológica. O que se propõem é uma formação
  29. contextualizada, banhada de conhecimentos, princípios e valores que potencializam a
  30. ação humana na busca de caminhos mais dignos de vida. [...]
  31. Inicia-se a construção de uma instituição inovadora, ousada, com um futuro em
  32. aberto e, articulando-se com as redes públicas de educação básica, capaz de ser um centro
  33. irradiador de boas práticas. Os centros federais de educação tecnológica (CEFET’s), as
  34. escolas agrotécnicas federais e as escolas técnicas vinculadas às universidades que
  35. aceitaram o desafio desaparecem enquanto tal para se transformarem nos campi
  36. espalhados por todo o país, fiadores de um ensino público, gratuito, democrático e de
  37. excelência. Com os Institutos Federais iniciamos uma nova fase, abandonando o hábito
  38. de reproduzir modelos externos e ousando a inovar a partir de nossas próprias
  39. características, experiências e necessidades.


(PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica (Trecho). Brasília: MEC/SETEC. 2010. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/setec/https://arquivos.infra-questoes.grancursosonline.com.br/arquivos/pdf/insti_evolucao.pdf>. Acesso em 16/10/2016)



O TEXTO 13, de Eliezer Pacheco, foi originalmente publicado no portal do MEC e posteriormente editado como capítulo do livro “Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica”, cuja folha de rosto está reproduzida como TEXTO 14. De acordo com a NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata das normas atuais de publicação, a referência bibliográfica CORRETA para esse livro, cujas informações constam no TEXTO 14, é:

A

PACHECO, Eliezer (Org.). In: Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Fundação Santillana, 2011; São Paulo: Moderna, 2011.

B

PACHECO, Eliezer (Org.). 2011. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Fundação Santillana; São Paulo: Moderna.

C

PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília, SP: Fundação Santillana & Moderna. 2011.

D

PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais. Fundação Santillana: Brasília; Moderna: São Paulo. 2011.

E

PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Fundação Santillana; São Paulo: Moderna. 2011.