Imagem de fundo

Segundo Ariovaldo Umbelino de Oliveira: “Os conflitos sociais no campo brasileiro e sua...

Questão 35

Segundo Ariovaldo Umbelino de Oliveira: “Os conflitos sociais no campo brasileiro e sua marca ímpar a violência, não são uma exclusividade apenas do século XX. São, marcas constantes do desenvolvimento e do processo de ocupação do país. ” (OLIVEIRA, 2007).

O autor sobreleva o papel dos diversos setores sociais que compõem o conjunto dos camponeses sem terra. Os posseiros, por exemplo, são uma parcela dos camponeses sem terra, que vêm historicamente lutando numa ponta contra a expropriação que os gera, e na outra, contra os jagunços, latifundiários especuladores e grileiros. Muitos são esses movimentos que fazem parte dessas muitas histórias de lutas pela terra e pela liberdade no campo brasileiro.

OLIVEIRA, A. U. Modo de produção capitalista, agricultura e reforma agrária. São Paulo: FFLCH, 2007, 184p. Disponibilizado em: http://www.fflch.usp. br/dg/gesp


Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma definição de “posseiros”.

A

Trabalhadores rurais que possuem o título de propriedade de uma área, onde passam a praticar uma agricultura de subsistência, utilizando o trabalho da própria família.

B

São trabalhadores rurais que ocupam um pedaço de terra em regime de parceria com o proprietário e que passam a praticar uma agricultura de subsistência.

C

São trabalhadores rurais que ocupam um pedaço de terra e, posteriormente, obtém o título de propriedade de forma duvidosa, também chamados de grileiros.

D

Trabalhadores rurais que ocupam um pedaço de terra sem possuir o título de propriedade, onde passam a praticar uma agricultura de subsistência, utilizando o trabalho da própria família.