Os métodos ágeis (Agile - definição em inglês para Métodos Ágeis) são uma abordagem ao modelo de gestão tradicional de projetos, onde se tinha, anteriormente, o desenvolvimento de produtos divididos por etapas bem definidas. Diferente da abordagem tradicional de gestão de projetos, os métodos ágeis possuem iterações curtas, onde o resultado é medido por meio de um produto pronto com entregas ágeis e baseado em ciclos iterativos e incrementais, o que traz flexibilidade e adaptabilidade. Uma característica importante nos Métodos Ágeis é a inspeção e adaptação dos ciclos e iterações, focados em gerar melhoria contínua para as equipes e processos. Algumas definições dizem que os Métodos Ágeis são contra a documentação e burocracia, porém eles estão focados no que realmente irá agregar valor ao processo produtivo.
Com base no texto apresentado acima, assinale a alternativa que apresenta a correta definição sobre o método ágil:
O Extreme Programming (XP) é uma metodologia ágil que tem como valores principais gestão, documentação e comunicação. É uma excelente abordagem para equipes de médio porte e que não apresentam mudanças de escopo.
O Scrum é um framework (não é Agile, mas está dentro do Agile) para gestão de projetos que tem uma abordagem iterativa e incremental. É ideal para projetos de alta complexidade e que tenham um objetivo bem definido.
O Feature Driven Development (FDD) é uma metodologia ágil que é guiada pelo desenvolvimento de funcionalidades. Basicamente, no FDD, existem duas fases no desenvolvimento de uma funcionalidade que são a construção e a correção.
O Dynamic System Development Method (DSDM) é um processo iterativo que a cada iteração (ou incremento) possui somente a quantidade de trabalho suficiente. Itens remanescentes não poderão ser completados e/ou utilizados depois, quando outros requisitos forem conhecidos ou alterações tiverem sido solicitadas pelo cliente.