Ludwig Wittgenstein é um filósofo de fundamental importância para o campo das reflexões filosóficas sobre a linguagem. Em relação a sua obra está incorreto afirmar que
geralmente os críticos de sua obra identificam duas fases. A primeira fase seria coroada pela publicação do Tractatus Logico-Philosophicus e a segunda fase, por sua vez, resultaria da publicação das Investigações Filosóficas.
no lugar da preocupação com a forma da linguagem (sintática e semântica), característica da primeira fase de seu pensamento, Wittgenstein passa a entender, na segunda fase de sua obra, que a significação das palavras não depende somente de uma estrutura formal, mas sim do uso e do contexto (pragmática).
a primeira fase do seu pensamento reflete a preocupação do filósofo com a estrutura formal da linguagem enquanto que a segunda fase de sua obra enfatiza a dimensão pragmática, isto é, o contexto onde as palavras são usadas e onde é estabelecido o seu sentido.
a primeira fase de seu pensamento estabelece as premissas de uma concepção psicológica da capacidade linguística do ser humano. A segunda fase, por sua vez, avançaria para uma compreensão lógica e formal da linguagem.
a dimensão pragmática da linguagem leva em consideração o fator contextual.