Imagem de fundo

A neurociência vem colaborando na última década com novas descobertas sobre o funcionam...

Questão 36

A neurociência vem colaborando na última década com novas descobertas sobre o funcionamento do cérebro humano e como as funções cognitivas e executivas podem auxiliar no processo de aprendizagem do indivíduo. As tarefas realizadas diariamente pressupõem uma atividade cerebral. Assim, podemos dizer que

A

a neurociência e a aprendizagem não se relacionam com a aprendizagem na vida do sujeito. Os pressupostos da neurociência podem apenas auxiliar na educação e na aprendizagem dos estudantes, visando melhorar seu desempenho acadêmico.

B

as pesquisas realizadas no estudo do funcionamento do cérebro têm contribuído muito pouco para o entendimento de sua participação no processo cognitivo, tais como: memória, alfabetização, leitura/ escrita, aprendizagem, tomada de decisões, inteligência, interpretação textual, linguagem, raciocínio lógico – cálculos, interpretação de símbolos numéricos –, sonhos e emoções.

C

a neurociência comprovou que os estudos mais recentes sobre o cérebro humano coadunam com a ideia dos dois hemisférios cerebrais trabalharem separadamente, não conectam informações e ações, o que pode ser denominada neuroplasticidade cerebral.

D

a neurociência é um campo interdisciplinar, que compreende o estudo do sistema nervoso e suas ligações com toda a fisiologia do organismo, incluindo a relação entre cérebro e comportamento. O controle neural das funções vegetativas – digestão, circulação, respiração, homeostase, temperatura –, das funções sensoriais e motoras, da locomoção, reprodução, alimentação e ingestão de água, os mecanismos da atenção e memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação, são temas de estudo da neurociência.

E

a neurociência e a aprendizagem não se relacionam objetivando o sucesso no aprendizado em qualquer etapa da vida do sujeito. Os pressupostos da neurociência podem auxiliar na educação e na aprendizagem dos estudantes, visando melhorar seu desempenho acadêmico.