ISCMSP - Médico Residente - 2018
Questão 53
53
Q1021480
Medicina Clínica Geral
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix - Quadrix
Prova: Quadrix - ISCMSP - Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - Médico Residente

Um paciente de 58 anos de idade, tabagista, deu entrada no pronto‐socorro com precordial com irradiação para o dorso de região cervical de início há trinta minutos. Ao exame físico, apresentava sopro sistólico em foco mitral +2/6, estertores crepitantes em 1/3 inferiores de ambos os hemitórax, pressão arterial de 110 x 74 mmHg em ambos os membros superiores, FC de 68 bpm e SO2 de 94%. O hospital local não tinha serviço de hemodinâmica disponível, sendo o tempo de transporte até o centro de referência equivalente a cerca de três horas. Realizou também o eletrocardiograma apresentado a seguir.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

A
A trombólise com fibrino específico deve ser instituída imediatamente, visto que, quando comparada à com não fibrino específico, promove maior redução de mortalidade.
B
O paciente deve receber aspirina, prasugrel e anticoagulação com heparina de baixo peso molecular, em conjunto com trombólise.
C
O paciente deve receber aspirina, ticagrelor e anticoagulação com heparina não fracionada, em conjunto com trombólise.
D
O paciente deve ser encaminhado para serviço de hemodinâmica o mais rápido possível, sendo a trombólise indicada apenas na indisponibilidade do transporte.
E
O paciente é classificado como infarto com supra de ST, Killip III, portanto apresenta contraindicação absoluta à trombólise.