ISCMSP - Programa de Medicina Intensiva com Pré-Requisito em Anestesiologia - 2018
Questão 12
12
Q1032364
Medicina Clínica Geral
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix - Quadrix
Prova: Quadrix - ISCMSP - Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - Programa de Medicina Intensiva com Pré-Requisito em Clínica Médica
Um paciente de 82 anos de idade, portador de hipertensão arterial sistêmica mal controlada, em uso irregular de valsartana 160 mg/dia e hidroclorotiazida 25 mg/dia, foi admitido após relato de instalação súbita de fraqueza no hemicorpo direito há duas horas. Familiares negam história pregressa ou familiar de episódios semelhantes. Ao exame, apresentou PA de 194 x 120 mmHg, FC de 114 bpm, com pulso rítmico e cheio, e glicemia capilar 159 mg/dl. Ao exame neurológico, mostrou‐se desatento e um pouco sonolento, com hemiplegia e anestesia completa à direita. Pupilas isocóricas e fotorreagentes. Ausência de nistagmo. Força muscular preservada à esquerda e sensibilidades superficial e profunda preservadas à esquerda. Sem outros achados alterados. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
A
A tomografia de crânio sem contraste tem um alto valor preditivo negativo para infartos isquêmicos pequenos.
B
O risco de complicações hemorrágicas da trombólise nos pacientes com diagnóstico de acidente vascular cerebral isquêmico é maior nos indivíduos com trombólise tardia que nos indivíduos com trombólise precoce.
C
Considerando o diagnóstico de acidente vascular cerebral isquêmico, o paciente encontra‐se na janela ideal para a terapia de reperfusão com trombolítico, não havendo, porém, benefício comprovado para os pacientes acima de oitenta anos de idade.
D
O diagnóstico mais provável é o de acidente vascular cerebral hemorrágico, seguido de acidente vascular cerebral isquêmico.
E
A terapia endovascular é a opção ideal para a oclusão de vasos grandes da circulação posterior em pacientes com diagnóstico de acidente vascular cerebral isquêmico e contraindicações à trombólise.