Imagem de fundo

Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha em 1494, no contexto da...

Questão 32

Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha em 1494, no contexto das Grandes Navegações, e seus impactos para o encontro do território que posteriormente veio a ser a América Portuguesa, assinale a opção correta.

A

Foi assinado graças à pressão exercida pela Espanha para que as terras 100 léguas a oeste de Cabo Verde passassem aos espanhóis ao invés de Portugal, Assim, todo o Atlântico passou a ser utilizado exclusivamente pelos navegantes a serviço da Coroa espanhola, constituindo-se em obstáculo aos portugueses terem o seu ponto de apoio na América para a viagem às Índias.

B

Foi resultado de acordo entre Portugal e Espanha para que toda a área do Atlântico fosse explorada por navegantes e potenciais colonizadores de ambos os países, inclusive as terras encontradas por ocasião das viagens, sendo os domínios político e econômico divididos entre eles, a exemplo do que ocorreu com o Brasil.

C

Decorreu da pressão dos espanhóis, que não conseguiram o domínio sobre as terras encontradas por Cristóvão Colombo em 1492, designadas posteriormente como América, após a assinatura da Bula Inter Coetera pelo papa Alexandre VI em 1493, o que incluía o Brasil.

D

Foi assinado após D. João II, rei de Portugal, ameaçar entrar em guerra contra a Espanha depois da assinatura da Bula Inter Coetera em 1493 pelo papa Alexandre Vl. Essa bula era considerada desvantajosa aos portugueses, uma vez que as terras 100 léguas a oeste de Cabo Verde pertenceriam à Coroa espanhola, o que abrangia o território brasileiro, posteriormente um domínio ultramarino português.

E

Foi considerado desvantajoso pelos portugueses, mesmo após acordo com os espanhóis. O governo português acreditava que, com esse tratado, os navegadores oriundos de Portugal ficariam sem uma base no Atlântico Sul, impossibilitando a posse e a construção de fortificações e feitorias nos continentes americano, africano e asiático.