De acordo com Chiavenato (2014), do ponto de vista de sua aplicação, o recrutamento pode ser interno ou externo. O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização, isto é, os colaboradores, e o recrutamento externo atua sobre candidatos que estão no mercado de recursos humanos (MRH), portanto, fora da organização. Em relação às diferenças do recrutamento interno e externo, assinale a opção INCORRETA.
O recrutamento interno está focado em buscar competências internas para melhor aproveitá-las, o recrutamento externo está focado na aquisição de competências externas.
O recrutamento interno privilegia os atuais funcionários para lhes oferecer oportunidades melhores dentro da organização, enquanto o recrutamento externo busca candidatos externos para trazerem experiências e competências não existentes atualmente na organização.
O recrutamento interno funciona pela oferta de promoções e de transferências e o recrutamento externo precisa abordar o mercado de recursos humanos de maneira precisa e eficaz, no sentido de alcançar e atrair os candidatos que deseja buscar.
No recrutamento interno, os candidatos já são conhecidos pela organização, passaram por testes de seleção, passaram por programas de treinamento e foram avaliados quanto ao seu desempenho, e no recrutamento externo, os candidatos são desconhecidos pela organização e precisam ser testados e avaliados pelo processo seletivo.
No recrutamento interno, as oportunidades de emprego são oferecidas ao mercado, cujos candidatos podem disputá-las, e no recrutamento externo, as melhores oportunidades de emprego são oferecidas aos candidatos no mercado de recursos humanos.