Acerca da abertura do rio Amazonas à navegação internacional, assinale a opção correta.
Por motivos imperialistas, os Estados Unidos da América eram a favor da abertura do rio Amazonas à navegação internacional, mas os países da América do Sul se posicionaram contra a iniciativa, devido à ameaça de invasão estrangeira por um rio que estava além das fronteiras brasileiras.
Durante o século XIX, o governo imperial brasileiro tinha o apoio dos Estados Unidos da América para a abertura do rio Amazonas à navegação internacional, pois os estadunidenses, em plena Guerra de Secessão, defendiam a unificação das Américas pela soberania nacional.
A Companhia de Navegação e Comércio do Amazonas, pertencente ao Barão de Mauá, obteve, por meio de um Decreto Imperial datado no século XIX, a concessão para navegação a vapor em duas linhas no rio Amazonas.
Por pressão internacional, o Império do Brasil cedeu a navegação do rio Amazonas à empresa estadunidense South American New York Steam Boat Association, que instituiu o processo de navegação a vapor no vale do Amazonas.
O Decreto Imperial n.º 4.735/1871 homologou o bloqueio da navegação internacional do rio Amazonas, que se estendeu até o período do Brasil República, inclusive para empresas nacionais que tinham obrigações tributárias com o governo.