A determinação da carga bacteriana, ou seja, a quantificação de microorganismos conside...

Questão 55

55
Q1058280
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2009
Banca: Fundação Getúlio Vargas - FGV

A determinação da carga bacteriana, ou seja, a quantificação de microorganismos considerados indicadores gerais de contaminação, é considerada uma poderosa ferramenta de avaliação da qualidade de alimentos e de água, de relativa simplicidade de execução. Essa determinação é efetuada por meio da contagem de bactérias viáveis em meio de cultura, Agar Padrão para Métodos de Contagem em Placa ou PCA. A respeito dos procedimentos corretos a serem adotados nessa determinação, analise as afirmativas a seguir.

I. Realizada pelo espalhamento da amostra sobre o meio de cultura por meio da técnica do espalhamento em superfície ou spread plate.

II. Realizada pela mistura da amostra ao meio de cultivo ainda no estado líquido, fundido e resfriado entre 40 e 45º C, por meio da técnica de espalhamento em profundidade ou pour plate.

III. Realizada pela mistura da amostra ao meio de cultivo ainda no estado líquido, fundido e resfriado entre 100 e 120º C, por meio da técnica de espalhamento em profundidade ou pour plate.

Assinale:

A
se todas estiverem corretas.
B
se apenas I e II estiverem corretas.
C
se apenas II e III estiverem corretas.
D
se apenas I estiver correta.
E
se apenas II estiver correta.