PCDF - Perito Criminal - Área Engenharia - 2016
Questão 74
74
Q849512
Engenharia Civil Patologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento - IADES
Prova: IADES - PCDF - Polícia Civil do Distrito Federal - Perito Criminal - Área Engenharia
As fissuras podem ser consideradas como a manifestação patológica característica das estruturas de concreto. Depois de classificadas as fissuras e de posse do mapeamento, pode-se dar início ao processo de determinação das respectivas causas, de forma a poderem-se estabelecer as metodologias e proceder aos trabalhos de recuperação ou reforço, como a situação o exigir. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A
A selagem das fissuras é indicada nos casos de fissuras ativas e em que o desenvolvimento delas acontece segundo linhas isoladas e por deficiências localizadas de capacidade resistente, podendo vir a ser conveniente a disposição de armadura adicional.
B
As fissuras com abertura superior a 0,1 mm devem ser injetadas, procedimento que é sempre feito sob baixa pressão, com exceção dos casos em que as aberturas já são superiores a 3,0 mm e não muito profundas, quando é admissível o enchimento por gravidade.
C
O procedimento de costura é a técnica de vedação dos bordos das fissuras ativas pela utilização de um material necessariamente aderente, resistente mecânica e quimicamente, não retrátil e com módulo de elasticidade suficiente para adaptar-se à deformação da fenda.
D
O uso do mastique como selante é recomendado em fissuras com aberturas inferiores a 0,1 mm.
E
A injeção é indicada nos casos de fissuras com abertura mínima de 1 mm, de forma a resistir ao esforço de tração extra que provocou a fendilhação.