Imagem de fundo

O câncer de colo uterino é a quarta causa de câncer mais comum entre as mulheres, apesa...

Questão 44

O câncer de colo uterino é a quarta causa de câncer mais comum entre as mulheres, apesar dos métodos de rastreio disponíveis. Paciente N.M.S., 30 anos, nuligesta, com colpocitologia sugerindo lesão intraepitelial escamosa de alto grau (HSIL) foi encaminhada para colposcopia. O exame foi adequado, com junção escamocolunar (JEC) totalmente visível ectocervical, zona de transformação tipo 1, presença de achados maiores concordantes com a suspeita de HSIL. Não se observaram sinais de invasão ou doença glandular.


Indaga-se então: É possível tratar na mesma avaliação?


A resposta correta à essa indagação é:

A

Não. A biópsia é necessária para confirmação, pois a colposcopia sempre tem baixa acurácia.

B

Sim. O método ver e tratar pode ser indicado mesmo quando inexiste concordância cito-colposcópica, desde que com JEC visível ectocervical, lesão restrita ao colo e sem sinais de invasão ou doença glandular.

C

Não. A biópsia é obrigatória pois evitamos tratamentos em nuligestas pelo risco futuro de incompetência istmo cervical.

D

Não. É necessário a genotipagem do HPV para confirmar a presença de HPV de alto risco dado o alto percentual de colpocitologias falso positivas.

E

Sim. O método ver e tratar é indicado pois existe concordância cito-colposcópica, JEC visível ectocervical, lesão restrita ao colo e sem sinais de invasão ou doença glandular.