Em relação à República, às oligarquias e à Política dos Governadores do estado de Goiás, assinale a alternativa INCORRETA.
A Coluna Caiado, composta por jagunços e coronéis correligionários da família, foi de grande representatividade no que concerne à hegemonia da oligarquia no cenário goiano.
A Revolução de 1909 foi promovida pelo Partido Democrata e representou a queda do governo que representava José Xavier de Almeida e o retorno dos Bulhões ao poder em Goiás.
A Verificação de Poderes foi um órgão responsável pela organização das eleições e apuração dos resultados. O governo federal tinha o controle desse órgão e garantia a integridade e a legitimidade das eleições em cada Estado, possibilitando, de forma inquestionável, os verdadeiros resultados.
As crises políticas assistidas em Goiás nos momentos finais da República Velha guardam relação com as transformações sociais e econômicas verificadas na região; a chegada da ferrovia em Goiás, em 1913, constituiu o principal elemento propulsor da economia da região, promovendo transformações também na esfera social e ideológica.
O período entre 1930 e 1937 foi marcado por intensas disputas políticas. Pedro Ludovico, Mário d’Alencastro Caiado e Domingos Neto Velasco destacaram-se como principais expoentes da Revolução de 30 em Goiás. Após a formação da junta governativa, da qual faziam parte Pedro Ludovico e Mário Caiado, Pedro Ludovico foi nomeado, por Vargas, interventor em Goiás.