Imagem de fundo

A Portaria 272 de 1998 apresenta requisitos mínimos exigidos para a Terapia de Nutrição...

Questão 46

A Portaria 272 de 1998 apresenta requisitos mínimos exigidos para a Terapia de Nutrição Parenteral.

Segundo essa portaria, marque a opção correta.

A

A Equipe de Terapia Nutricional deverá contar obrigatoriamente com pelo menos um profissional das seguintes categorias: médico, farmacêutico, enfermeiro. É recomendada ainda a existência de um nutricionista na equipe.

B

Ao farmacêutico compete realizar todas as operações inerentes ao desenvolvimento e à preparação da Nutrição Parenteral (NP), atendendo às recomendações das Boas Práticas de Produção de Nutrição Parenteral. Como etapas da preparação compreendem-se a avaliação farmacêutica e a manipulação propriamente dita.

C

A manipulação da NP deve ser realizada em área classificada grau A ou B (classe 100), circundada por área grau B ou C (classe 10.000), de acordo com as Boas Práticas para Fabricação e Controle de Produtos Farmacêuticos.

D

Para a manipulação de NP, a farmácia deverá dispor de, no mínimo, as seguintes áreas: sala de limpeza e higienização dos produtos farmacêuticos e correlatos, sala de manipulação, vestiários e área de dispensação.