Os índios reduzidos fraudulentamente ao cativeiro constituem a imensa maioria da população servil. Ora, nenhum colono existe, por muito miserável, que não explore uma criatura do gentio. Com dois ou três índios tem a vida assegurada: um lhe pesca, outro lhe caça, outro lhe granjeia as roças.
(Alcântara Machado. Vida e morte do bandeirante, 2006. Adaptado.)
O excerto descreve as relações sociais na Capitania de São Vicente anteriores ao descobrimento das minas de ouro no final do século XVII. Confrontando-se a colonização dessa região com a de Pernambuco e da Bahia na mesma época, percebe-se, no povoamento do planalto paulista,
o emprego da escravidão em oposição às formas de trabalho habituais nas grandes unidades açucareiras.
a obediência estrita às leis metropolitanas em claro contraste com a rebeldia das sociedades litorâneas.
a natureza mais endógena da economia de subsistência em comparação com os centros econômicos mais dinâmicos.
o desconhecimento de produtos da exploração econômica característicos das plantations.
a predominância das missões religiosas, diferentemente das organizações políticas antieclesiásticas das sociedades nordestinas.