Imagem de fundo

Uma técnica de afinação de violão é, tendo-se afinada uma corda solta, prende-se essa c...

Questão 44

Uma técnica de afinação de violão é, tendo-se afinada uma corda solta, prende-se essa corda em um determinado ponto do braço do violão, quinta casa, marcada com o segmento de reta C5 na figura, produzindo-se som com frequência próxima àquela da corda abaixo (tão próxima quanto seu ouvido é capaz de identificar).


Considere que a corda solta ou presa na quinta casa produz ondas estacionárias de mesma velocidade. Considere também a relação entre velocidade (v), comprimento de onda (λ) e frequência de oscilação (f): v = λ⋅f


Os comprimentos L5, para a corda presa na quinta casa, valem para a afinação da quarta corda a partir da quinta e da terceira corda a partir da quarta, que terão frequências naturais próximas respectivamente a:

A

294 Hz e 392 Hz.

B

494 Hz e 278 Hz.

C

312 Hz e 659 Hz.

D

392 Hz e 565 Hz.