Com respeito à ocorrência de apomixia e xênia em plantas cultivadas, assinale a opção correta.
Ocorre xênia quando um caráter se manifesta sempre uma geração após os demais caracteres. Esse fenômeno não ocorre para características que se manifestam no endosperma e no embrião das sementes, cuja expressão fenotípica é dependente do resultado da fertilização.
Semelhante à reprodução assexuada normal, a apomixia é o processo de reprodução sexuada de plantas, pois o embrião é formado sem que ocorra meiose ou fusão de gametas.
As principais espécies forrageiras cultivadas no Brasil são apomíticas, caso dos capins pertencentes às espécies Brachiaria decumbens e Panicum maximum.
Uma das principais vantagens da apomixia é possibilitar a imediata fixação de qualquer genótipo superior selecionado em processo de melhoramento genético, o que produz plantas idênticas à original, caso da cultura de alho, que apresenta apomixia facultativa.
Na apomixia obrigatória, a planta produz descendentes tanto de origem sexual como de origem apomítica, como em citros e mangueiras, sendo considerada desvantajosa devido à falta de estabilidade da genética cultivar, uma vez que apresentará reprodução parte apomítica e parte sexual.