Imagem de fundo

A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) constitui uma das mais importantes complicações das...

Questão 11

A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) constitui uma das mais importantes complicações das infecções sexualmente transmissíveis e um sério problema de saúde pública, sendo comum em mulheres jovens com atividade sexual desprotegida. Está associada a sequelas importantes em longo prazo, causando morbidades reprodutivas que incluem infertilidade por fator tubário, gravidez ectópica e dor pélvica crônica (em 18% dos casos).


Sobre a Doença Inflamatória Pélvica, é incorreto afirmar que:

A

O Dispositivo Intrauterino (DIU) pode representar um risco três a cinco vezes maior para o desenvolvimento de DIP, se a paciente for portadora de cervicite.

B

Os sintomas de sangramento vaginal anormal em pouca quantidade (spotting), dispareunia, corrimento vaginal, dor pélvica ou dor no abdome inferior, além de dor à mobilização do colo do útero ao toque, podem estar presentes na DIP.

C

No tratamento ambulatorial da doença são preconizados como primeira opção de tratamento a utilização de Clindamicina mais Gentamicina.

D

A ausência de resposta clínica após 72h do início do tratamento com antibioticoterapia oral é um dos critérios para indicação de tratamento hospitalar de DIP.

E

O tratamento ambulatorial aplica-se a mulheres que apresentam quadro clínico leve e exame abdominal e ginecológico sem sinais de pelviperitonite. A laparotomia está indicada nos casos de massas anexiais não responsivas ao tratamento ou na ruptura destas.