As metrópoles brasileiras são bastante diferenciadas entre si em diferentes aspectos: tamanho demográfico, a estrutura econômica e social, seu grau de riqueza e de desenvolvimento. Sobre estas diferenciações, marque a alternativa correta.
Enquanto a fragmentação social, política e espacial encontra-se num estágio final em Recife e Curitiba, em São Paulo e no Rio de Janeiro ela está iniciando, especialmente na metrópole carioca.
As diferenciações também ocorrem no estágio de crescimento demográfico em que se encontram. Enquanto as áreas mais consolidadas como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife apresentam taxas de crescimento demográfico relativamente modestas, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Belém, Manaus, Salvador crescem a taxas bem mais significativas.
As diferenciações de crescimento demográfico têm significado na dinâmica intraurbana no sentido de que, a dinâmica demográfica maior faz com novas áreas estejam sendo permanentemente incorporadas a estrutura urbana da metrópole, porém, sem aumento da demanda pela ampliação dos serviços urbanos.
Do ponto de vista econômico, Brasília e depois São Paulo se . destacam bastante. Ambas são metrópoles nacionais e cidades globais. Isto significa que a dinâmica interna destas metrópoles ; está muito mais sujeita as lógicas nacionais e globais.