Prefeitura de Apiaca - Enfermeiro - 2016
Questão 23
23
Q1589483
Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidades Específicas
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional - IDECAN
Prova: IDECAN - Prefeitura de Apiaca - Prefeitura de Apiacá - Bioquímico

“O medo de que a reforma da Previdência prolongue o tempo para poder se aposentar tem feito trabalhadores mudarem os planos para o futuro. Quem esperava completar a pontuação da fórmula 85/95 para obter o benefício integral já cogita antecipar o pedido e receber um valor menor que o previsto, com receio de que as regras mudem novamente.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/07/incerteza-sobre-previdencia-aumenta-procura-por-aposentadoria-antecipada.html.)


Sobre a Previdência Social no Brasil, é correto afirmar que:

A

Desde sua criação, os sindicatos e demais centrais de trabalhadores pressionam o Congresso Nacional a manter o fator previdenciário e unificá-lo em todo país.

B

A Reforma da Previdência do governo Lula instituiu o sistema misto, que estabelece o tempo de contribuição ou a idade mínima para mulheres e para os homens, como fator de aposentadoria.

C

Em 1988, com a promulgação da Constituição Cidadã, Constituição ainda vigente no Brasil, a Previdência Social contemplou todos os trabalhadores formais, como passíveis de aposentadoria.

D

O chamado “fator previdenciário”, instituído no governo de Dilma Rousseff, que soma a idade ao tempo de trabalho, independente da contribuição, fez com que as pessoas se aposentassem mais jovens.