- Médico Reumatologista - 2017
Questão 54
54
Q890115
Medicina Reumatologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE
Prova: CETREDE - Prefeitura de Aquiraz - Médico Reumatologista
A epicondilite lateral (EL), uma doença popularmente conhecida como cotovelo do tenista, que acomete predominantemente o braço predominante, representa uma situação patológica na origem dos músculos extensores comuns, no epicôndilo lateral. Sobre este tema, marque a opção INCORRETA.
A
O quadro álgico se apresenta na região lateral do cotovelo, especialmente na origem do músculo extensor radial curto do carpo, podendo ocorrer durante apertos de mão, ao se erguer uma pasta ou em atividades semelhantes.
B
Não pode ser considerada uma patologia por esforço repetitivo.
C
É patológica quando engloba os tendões dos músculos que regulam a extensão do punho e desvio radial, dando como resultado dor na região lateral do cotovelo com a atividade e capacidade de contração desses músculos.
D
Devido à função de ligação entre a mão e ombro, dá-se a necessidade de tratamento da EL, a fim de estabelecer a funcionalidade da articulação do cotovelo.
E
A primeira modalidade de tratamento envolve medidas para reduzir a inflamação e dor, o que inclui várias semanas de repouso, ou no mínimo, de atividade restrita e uso de modalidades terapêuticas como ultra-som terapêutico (UST) associado à fonoforese.