Imagem de fundo

É evidente que, no cotidiano da escola, emergem situações de conflitos de ordem afetiva...

Questão 44

É evidente que, no cotidiano da escola, emergem situações de conflitos de ordem afetiva e emocional, envolvendo professores, alunos, funcionários e família, bem como frequentes manifestações de raiva, desespero e irritação. Assim, da mesma forma que o professor, o psicólogo envolvido neste processo deve ter a consciência

A

de que seu papel é fomentar a exteriorização das emoções em sala de aula, para que assim possam ser trabalhadas entre os professores e equipe gestora.

B

de que esse é um processo natural nas relações humanas e que, portanto, sua intervenção poderá não gerar ganhos satisfatórios.

C

do caráter de contágio das emoções, a fim de que se possa trabalhar de uma forma mais positiva e interventiva, tanto individualmente quanto na dinâmica coletiva.

D

da importância da punição dos próprios alunos, que por vezes criam situações de conflito para comunicar algo que acontece no seio familiar.

E

da irrelevância de ações profiláticas e interventivas em manifestações envolvendo sentimentos e conflitos escolares.