Leia a situação e depois responda ao que se pede:
Um enfermeiro atendeu a uma vítima de um acidente grave utilizando-se do Protocolo de Manchester, e identificou que esse usuário necessita ter um atendimento prioritário mediante os outros pacientes que já estão na fila e que chegaram mais cedo ao serviço de saúde.
Ao avaliar tal situação em relação aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), qual alternativa está CORRETA?
Trata-se de um caso típico de que houve EQUIDADE, por considerar que todos têm o direito ao serviço; porém, as pessoas não são iguais. No caso das situações emergenciais, a equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo onde a carência e o risco são maiores.
Trata-se de um caso típico de que houve UNIVERSALIDADE, por considerar que todos tem o direito ao serviço; porém, as pessoas não são iguais. No caso das situações emergenciais, a universalidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo onde a carência e o risco são maiores.
Essa situação não exemplifica princípios do SUS, mas a HIERARQUIZAÇÃO da Rede de Atenção à Saúde.
Trata-se de um caso típico de REGIONALIZAÇÃO, por compreender que o acidente era de uma pessoa da área de cobertura do serviço de saúde.
Trata-se de um caso típico para exemplificar o princípio de PARTICIPAÇÃO POPULAR, na qual um dos pacientes era o mais grave e por isso os outros precisam compreender a situação de risco iminente.