Segundo Libâneo (2013, p. 267), “o plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e subunidades que foram previstas em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real”. Considerando que a preparação das aulas é uma tarefa indispensável e deve resultar num documento escrito que servirá não só para orientar as ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano, podemos afirmar que:
I- Numa aula, o processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma sequência articulada de fases: preparação e apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas, desenvolvimento de matéria nova, consolidação, aplicação e avaliação.
II- Na preparação de aulas, o professor deve reler os objetivos gerais da matéria e a sequência de conteúdos do plano de ensino. Não pode esquecer que cada tópico novo é a continuidade do anterior, que é necessário considerar o nível de preparação inicial do aluno para a matéria nova.
III- Na aula, o desenvolvimento metodológico pode ser desdobrado dos seguintes itens, para cada assunto novo: preparação e introdução do assunto, desenvolvimento e estudo ativo do assunto, sistematização e aplicação, tarefas de casa.
IV- É recomendável que o professor planeje formas de verificação do rendimento dos alunos. Neste sentido, a avaliação é feita no início, durante e no final de uma unidade didática.
A alternativa que apresenta a(as) afirmativa(as) CORRETA(AS) é:
II e III apenas.
I, II e IV apenas.
IV apenas.
III apenas.
I, II, III e IV.