A escravidão no Brasil surgiu a partir do início do século XVI, sendo a maneira estabelecida enquanto força de produção no país, desde o período colonial até o final do Império. Ela permaneceu cerca de aproximadamente 400 anos no país.
Podemos afirmar entre as alternativas apresentadas, exceto:
no início do processo de colonização no Brasil, empregou-se muito a mão de obra indígena, capturados por meio de expedições de apresamento ou obtidos como espólio das guerras intertribais, onde os portugueses estabeleciam alianças com as lideranças tribais e, em troca, obtinham mão de obra, escravizando os índios.
tipos de Escravidão: no caso dos portugueses, os negros africanos eram trazidos de suas colônias para serem utilizados principalmente na agricultura e na mineração, desempenhavam também vários tipos de serviços domésticos e/ou urbanos.
as condições de escravidão no Brasil eram das piores possíveis, e a vida útil do escravo adulto não passava de 45 anos, e a das crianças não passava de 4 anos. Primeiro enfrentavam o transporte da Espanha para o Brasil nos porões dos navios negreiros, onde muitos morriam assim que chegavam ao Brasil.
no Brasil, o tráfico foi oficialmente abolido em 1850, com a Lei Eusébio de Queirós; mais adiante, em 1871, a Lei do Ventre Livre garantiu a liberdade aos filhos de escravos e, em 1879, teve início a campanha abolicionista liderada por intelectuais e políticos.