Latossolos são os solos de maior expressão no Brasil, ocupando aproximadamente 32% do território nacional. Devido à intensa atuação dos processos de intemperismo, esses solos são profundos, homogêneos, e ocorrem, em sua grande maioria sob relevo plano, condição que favorece a infiltração da água e avanço da frente de intemperismo.
Em função disto, a mineralogia dos latossolos é composta basicamente por quartzo na fração areia, caulinita e óxidos de ferro e alumínio, devido à intensa remoção de sílica através da atuação do processo pedogenético de latolização (ferralitização). De acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), os latossolos são identificados pela presença do horizonte B latossólico com critérios diagnósticos que refletem a elevada intemperização.
Sobre os critérios diagnósticos do horizonte B latossólico, assinale a afirmativa correta.
Espessura ≥ 50cm; relação molecular SiO2/Al2O3 (índice Ki) ≤ 2,2; e capacidade de troca catiônica < 17cmolc kg-1 de argila.
Espessura ≥ 30cm; relação molecular SiO2/Al2O3 (índice Ki) ≤ 3,0; e capacidade de troca catiônica < 17cmolc kg-1 de argila.
Espessura ≥ 15cm; relação molecular SiO2/Al2O3 (índice Ki) ≤ 2,2; e capacidade de troca catiônica < 30cmolc kg-1 de argila.
Espessura ≥ 50cm; relação molecular SiO2/Al2O3 (índice Ki) ≤ 2,2; e capacidade de troca catiônica < 30cmolc kg-1 de argila.