À luz do pensamento de Piaget, Constance Kamii traz um exemplo de um pesquisador que dispõe em uma fileira oito fichas azuis e pede para a criança colocar o mesmo número de fichas vermelhas. Após a criança ter colocado exatamente o mesmo número de fichas, o pesquisador modifica a disposição das fichas diante dos olhos da criança, espaçando-as em uma das fileiras, e pergunta: “Existem tantas fichas azuis quantas vermelhas, ou há mais azuis ou mais vermelhas?”. A criança responde: “Aqui as vermelhas estão em uma fileira comprida, mas há espaço entre as fichas, por isso dá na mesma”.
3 do desenvolvimento, pois ela é confundida por contra- argumentações.
2 do desenvolvimento, pois ela consegue fazer o conjunto da igualdade, mas não consegue conservar essa igualdade.
3 do desenvolvimento, pois ela consegue fazer o conjunto da igualdade e consegue conservar essa igualdade.
2 do desenvolvimento, pois ela é confundida por contra- argumentações.
3 do desenvolvimento, pois ela acerta sem justificar adequadamente sua resposta.