Padroado Régio, instituição oficializada pelo Papa Leão X em 1514, foi benéfico tanto para a Coroa Portuguesa, quanto para a Igreja Católica, concedendo à monarquia portuguesa um importante controle político das atividades da Igreja Católica. Com base nessa afirmação, qual alternativa explica corretamente a dinâmica dessa instituição:
Conferia ao Rei de Portugal a prerrogativa de construir igrejas e nomear padres e bispos em terras brasileiras, decisões essas que, depois, deveriam ser aprovadas pelo Papa.
Favorecimento financeiro da coroa portuguesa para construção de escolas católicas para alfabetização de indígenas e afrodescendentes.
A colonialidade do poder político portuguesa era mantida pelo apoio das forças armadas ao colegiado católico brasileiro, assegurando segurança e resistência contra as religiões minoritárias emergentes.
Nomeação de padres indicados pela coroa portuguesa que se dispunham a financiar a construção de igrejas católicas em solo brasileiro para expandir a ocupação colonial.