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Para os impressionistas, a “linha” era pura abstração. Na natureza, as cores se contras...

Questão 39

Para os impressionistas, a “linha” era pura abstração. Na natureza, as cores se contrastam e se influenciam, não sendo o “azul” ou o “vermelho” uma realidade permanente. O impressionismo obedecia à Lei das Cores Complementares, e usava cores puras, fortes e vibrantes, sem mistura ou diluição da tinta em suas paletas. Pinceladas miúdas e virguladas sugerem vibração luminosa. As sombras não são pretas nem escuras, são luminosas e coloridas. A fusão de tons se dá nos olhos do espectador, e a ele cabe à divisão ou dissociação das tonalidades. Esses eram os princípios básicos da pintura impressionista. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

A

A cor é uma realidade permanente na natureza. Por isso os impressionistas saíram de seus ateliês e foram a campo registrar a permanência e a dureza das cores, que eram obtidas e representadas em suas obras pela mistura e diluição da tinta

B

Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a Lei das Cores Complementares. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica

C

O efeito do uso de cores complementares permite a captação da luz do Sol, endurecendo a forma e fixando-a com seu volume, fazendo-o aparecer nitidamente em sua representação pictórica. A tinta além de misturada é diluída para acentuar esse efeito, mesclando de luz e de sombra escura na ausência total da cor

D

Essa técnica do uso das cores vai camuflar os jogos crus e frios da luz e das iluminações, evidenciando os efeitos do claro escuro, formando as linhas e destacando as formas pelo contorno uniforme que elas apresentam