As teorias de aprendizagem tratam da dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender. São vários os estudiosos que tentaram/tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento. Sobre os estudiosos das teorias da aprendizagem, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Georges Snyders (1917-2011), Alexander Neill (1883-1973) e Carl Rogers (1902-1987) são defensores de pedagogias nãodiretivas, primando pela liberdade de ser e de aprender.
( ) Para Maria Montessori (1870-1952) o professor é um monitor da aprendizagem, na medida em que escuta e vigia, bem mais do que fala. O professor não é o detentor do conhecimento, pois o conhecimento está contido nos livros.
( ) Dentre os estudos realizados por Jean Piaget (1896-1980) está o de formação dos aspectos físicos da noção do acaso: a ideia de mistura irreversível, diversas distribuições, sejam uniformes ou centralizadas, que caracterizam os eventos fortuitos e as relações entre o acaso e a indução de uma relação constante.
( ) Lorenzo Milani (1923-1967) foi um psicólogo italiano defensor da ideia da escala como uma pista olímpica: impulsiona os melhores e rechaça os mais fracos, visto que a escola pretende mais do que ensinar, pretende também medir a qualidade dos alunos e impulsioná-las ao sucesso.
( ) Ivan Pavlov (1849-1936) criou a “Lei do reflexo condicional” através da qual mostrava o mecanismo mais básico por meio do qual pessoas e animais eram capazes de entender as relações entre estímulos, aprender novas respostas, bem como variar e adaptar a sua conduta com base nelas.
Está CORRETA a sequência que consta em:
V, V, F, V, F
F, V, V, V, F
F, F, V, F, V
V, V, V, F, F
V, F, F, V, V