A palavra grafite tem origem no termo italiano graffito, que significa rabisco, “escrita feita”. Inicialmente, essa palavra fazia referência às inscrições pintadas, gravadas ou desenhadas no passado por diferentes povos, vistas em prédios antigos ou em ruínas de cidades. A imagem a seguir mostra uma pintura grafite, arte que ocupa o espaço público.
Grafite que retrata remoção de arte rupestre em uma caverna, criado por Bansky, em 2008 para um festival de arte urbana no metrô de Londres. Graffiti Caverna Box Removal, de Bansky.
Considerando o texto e a imagem, analise as assertivas.
I- Uma pintura em grafite é, além de arte pública, uma intervenção urbana, linguagem própria das cidades. Esse tipo de arte procura interagir e surpreender o público, geralmente apresentando provocações criativas para que as pessoas reflitam sobre a arte e a sociedade.
II- A parede e os muros das cidades podem ser suportes para pinturas e escritas, e vêm sendo usadas assim desde a arte rupestre. Bansky cria suas imagens em muros por várias cidades do mundo, como forte representante de uma arte pública.
III- O uso da parede de outra pessoa ou de monumentos públicos para fazer pinturas sem autorização é crime, com punição prevista nas leis, além do apagamento da imagem. Porém, a expressão artística justifica a invasão ou degradação do espaço público ou privado.
IV- As pinturas dos grafites de Bansky geralmente incomodam porque apresentam mensagens sobre as injustiças do mundo contemporâneo. Na pintura apresentada, Bansky expressa que a história tem que ser apagada para que sejam criadas novas pinturas.
Estão corretas as assertivas
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.