Na obra A Era dos Extremos, Eric Hobsbawm escreveu sobre a Guerra Fria da seguinte forma: “Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo único na história do mundo. [...] dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 1970. Apesar disso, a história desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS: o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chamada Guerra Fria.” Sobre o período mencionado, analise as assertivas abaixo:
I. Apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, o que equivalia a um equilíbrio de poder desigual, mas não contestado em sua essência.
II. Apesar das linhas de demarcação que foram traçadas em 1943-1945, tanto a partir de acordos em várias conferências quanto pelo fato de que só o exército Vermelho poderia derrotar a Alemanha, havia indefinições, sobretudo acerca da Alemanha e da Áustria, as quais foram solucionadas pela divisão da Alemanha segundo as linhas de força de ocupação orientais e ocidentais e a retirada de todos os ex-beligerantes da Áustria.
III. A situação fora da Europa era menos definida, a não ser pelo Japão, onde os EUA, desde o início, estabeleceram uma ocupação completamente unilateral, que excluía não só a URSS, mas também qualquer outro cobeligerante.
Quais estão corretas?
Apenas I
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.