Uma gramática tradicional define/distingue os modos (indicativo, subjuntivo e imperativo) de um verbo/ de uma locução verbal. A definição requer um conhecimento de critérios sintáticos, semânticos e pragmáticos. Com base nisso, marque a alternativa com a explicação CORRETA para o modo destes (identifique-os) verbos/ destas locuções, os quais são empregados na referida entrevista e expostos a seguir.
“o engenheiro e cientista da computação Virgílio Augusto Fernandes Almeida vai examinar” | “As comunicações na internet utilizam protocolos” | “Os conteúdos são quebrados em pequenos pacotes” | “o Marco Civil da Internet dava uma garantia às empresas” |
O modo indicativo utilizado indica ação/estado apresentados na sua realidade ou na sua certeza, em referência ao presente, ao passado ou ao futuro; este modo difere do imperativo, que expressa ordem/pedido do enunciador.
O modo imperativo utilizado expressa uma ordem para realização das tecnologias, por meio de formas variáveis de tempo e modos da linguagem em função do seu interlocutor.
O modo subjuntivo utilizado marca estruturas linguísticas variáveis de tempo; este modo difere do imperativo, o qual marca um pedido.
O modo indicativo utilizado emprega relação lógico-semântica, marcada em desinências verbais; este modo é também imperativo, porque ordena a necessidade de novas interações com a tecnologia.
O modo indicativo utilizado profere ordens, haja vista a necessidade de produzir enunciados declarativos.