Imagem de fundo

Dona Araci é diretora de uma Escola de educação Infantil e pretende, juntamente com sua...

Questão 37

Dona Araci é diretora de uma Escola de educação Infantil e pretende, juntamente com sua equipe de professores, implementar novas práticas pedagógicas satisfatórias em sua escola. Para tanto, estudou e discutiu com os docentes durante o horário de trabalho pedagógico coletivo o texto: Conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social da autora Márcia da Silva Aguiar. Ela e sua equipe entendem a necessidade de adotarem um conjunto de ações norteadas pelo projeto político-pedagógico construído coletivamente. Nessa direção, podem considerar a multiplicidade de formas de atuação ao alcance das escolas e de seus profissionais, tais como:

A

frequentar as periferias das grandes cidades, particularmente, onde se encontram crianças e jovens que vivem nas ruas, ou imersos no mundo do trabalho infantil, e/ou em contextos socioeconômicos que os colocam em situação de vulnerabilidade e risco social.

B

mapear as organizações populares existentes no bairro; promover assembleias externas em parceria com as entidades da sociedade civil para analisar ou propor políticas de desenvolvimento local; inventariar a situação do bairro com o objetivo de compreender o contexto social, econômico e político.

C

instituir a escola de tempo integral a qual configura- -se como a construção de espaços que oportunizam sua ocupação cidadã; orientar os jovens para que se tornem sujeitos de direito capazes de intervenção no espaço público e na organização da população juvenil.

D

estimular a participação dos estudantes em ambientes vulneráveis para que possam vivenciar a precária realidade da sociedade, em função da falta de oportunidades de trabalho; participar no esforço de favorecer a construção de perspectivas para os estudantes, bem como para a comunidade em que está inserida.

E

defender uma proposta de mudança nas escolas a partir do empenho da sociedade civil e comunidade escolar; exigir contribuição mínima do Estado nessa empreitada; requerer a congregação de esforços de outros agentes e instâncias e a participação dos setores organizados.