O estudo de caso é um recurso que pode ser aplicado em diversas áreas do conhecimento, incluindo a Psicologia.
Sobre este recurso, assinale a alternativa correta.
O estudo de caso representa uma investigação empírica e compreende um método abrangente, com a lógica do planejamento, da coleta e da análise de dados. Pode incluir tanto estudos de caso único quanto de múltiplos, porém sua utilização se restringe à abordagem qualitativa de pesquisa.
A difusão do estudo de caso como estratégia de intervenção se deu a partir da sociologia clínica e da psicossociologia, áreas que buscaram compreender mecanismos mentais de indivíduos e grupos, relacionados com o trabalho que desenvolviam em seus coletivos e/ ou comunidades de pertencimento.
Este recurso tem origem na pesquisa médica e na pesquisa psicológica, com a análise de modo detalhado de um caso individual que explica a dinâmica e a patologia de uma doença dada. Com este procedimento se supõe que se pode adquirir conhecimento do fenômeno estudado a partir da exploração intensa de um único caso .
Estudos de caso são utilizados, por excelência, quando se pretende com uma pesquisa realizar uma busca circunstanciada de informações, datada no tempo. Desse modo, tais estudos são vetados para utilização como recurso de pesquisas longitudinais ou do tipo exploratórias.
A primeira fase de uma pesquisa realizada por meio do estudo de caso é a de coleta de dados em campo, a qual deve ser sempre operacionalizada por meio de procedimentos experimentais ou quase experimentais de investigação, como a observação direta e a observação indireta do comportamento.