Sobre a Invasão Holandesa no Brasil no período colonial é correto afirmar que:
Antes da União Ibérica, Portugal e Holanda eram grandes parceiros comerciais, e a criação da Companhia das Índias Ocidentais em 1621 pelo governo holandês, retomou essa parceria.
Após as guerras de invasão os holandeses devolveram propriedades e liberaram a prática da religião católica, pois pretendiam pacificar e manter no interior a população luso-brasileira, da qual dependia o funcionamento do sistema açucareiro.
O governo de Maurício de Nassau alforriou os soldados negros que haviam lutado com os holandeses nas guerras de invasão, incentivando o trabalho livre assalariado no território brasileiro, marca da moderna colonização holandesa.
A expulsão dos holandeses foi um retrocesso na história brasileira, pois a Holanda tinha interesse em desenvolver a colônia a fim de transforma-la em parceira comercial de acordo com os princípios liberais defendidos na Europa.
Os portugueses foram expulsos exclusivamente por interesses lusitanos, pois os senhores e pequenos proprietários estavam satisfeitos com o progresso que o governo holandês propiciou na região.