A gestão pedagógica é, de todas as dimensões da gestão escolar, a mais importante, para a qual todas as demais convergem, posto que se refere mais diretamente ao foco da escola que é o de promover a formação e a aprendizagem dos alunos.
A respeito das dimensões da gestão escolar, marque a afirmativa correta.
Todas as ações desenvolvidas na escola, intencionalmente ou não, têm um sentido pedagógico, de modo que a responsabilidade pela gestão pedagógica corresponde apenas ao diretor escolar, a quem compete as funções de liderança, coordenação, orientação, planejamento, acompanhamento e avaliação do trabalho pedagógico na escola como um todo.
O foco do trabalho do diretor deve ser a gestão administrativa da escola, isto é, a organização dos registros escolares, a utilização das instalações e equipamentos; a preservação do patrimônio escolar; a interação da escola com a comunidade e a captação e aplicação de recursos didáticos e financeiros.
Observar e influenciar as regularidades do cotidiano escolar, como, por exemplo, a conduta de professores, funcionários e alunos, o modo como respondem a desafios, como interagem entre si, a ocorrência de conflitos e sua natureza, etc., tendo em vista a efetividade do processo educacional, é uma das competências do diretor na gestão do cotidiano escolar.
A realização de uma gestão democrática se expressa, acima de tudo, na participação de membros da comunidade escolar nas atividades cotidianas do fazer pedagógico, como, por exemplo: nas festividades de caráter cultural e esportivo; na elaboração e recuperação de materiais pedagógicos; no reforço e controle da qualidade da merenda escolar e no controle da segurança da escola.
O monitoramento dos processos de avaliação é uma atividade inerente à gestão escolar e deve ser realizada apenas ao final de cada ano letivo, a fim de verificar em que medida a implementação do plano ou projeto está sendo feita de acordo com o planejado e com as melhores possibilidades para a realização dos objetivos propostos.