Com base em seus conhecimentos sobre a herança do sistema sanguíneo ABO, analise as seguintes afirmativas:
I. Os alelos IAe IB atuam como codominantes, pois ambos se expressam na condição heterozigótica e produzem, respectivamente, os aglutinogênios A e B.
II. Indivíduos do grupo O, possuem aglutinogênios nas hemácias, sendo, portanto, destituídos de quaisquer aglutininas no plasma.
III. Um homem com sangue tipo “B” poderá ter filhos com o sangue tipo “A”, desde que seja heterozigoto, e somente com uma mulher com sangue do tipo “A” (homozigota ou heterozigota).
IV. Um casal pode ter filhos com os quatro tipos sanguíneos, desde que um dos cônjuges tenha o sangue do tipo “A” e o outro do tipo “B” e que ambos sejam heterozigotos.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
II e III.
I e IV.
I , III e IV.
II e IV.