A bronquiolite viral aguda (BVA) é uma das principais infecções respiratórias em lactentes. Assinale a alternativa incorreta no que diz respeito às condutas terapêutica da BVA:
O uso de Nebulização com salina hipertônica 3% antes da fisioterapia, nos casos leves, parece reduzir a taxa de evolução para internação.
A prescrição de soluções orais descongestionantes, anti-histamínicos e mucolíticos, como acetilcisteína, não tem eficácia confirmada nos casos de BVA. Há risco de efeitos adversos especialmente em menores de 6 meses e não são apoiadas pelas evidências científicas; nível A de evidência.
O uso de antibiótico não tem evidências qualificadas pela etiologia essencialmente viral da BVA. Idem quanto à prescrição de macrolídios para a tosse, que pode persistir por até 3 semanas após BVA.
Devido a corticoterapia sistêmica e oral ter ação anti-inflamatória, auxiliar na redução do edema da mucosa respiratória e melhorar a broncoconstrição, estas alteram consideravelmente o curso da BVA e ainda reduzindo a viremia, o que torna indispensável o seu uso.