Para Iamamoto e Carvalho (2011), o Serviço Social, é uma especialização do trabalho coletivo dentro da divisão social e técnica do trabalho, que atende a interesses antagônicos das classes fundamentais. Desse modo, atua como partícipe do processo de reprodução das relações sociais, inserindo-se no contexto contraditório das relações entre as classes. Para tanto, essa profissão
incide na reprodução material e também na espiritual, isto é, nas formas de consciência social jurídicas, religiosas, artísticas ou filosóficas, por meio das quais se toma consciência das mudanças ocorridas nas condições materiais de produção.
contribui na reprodução das relações sociais capitalistas; como está inserida na sociedade regida pela égide do capital, atua na perspectiva da conciliação de classes e apaziguamento do conflito capital e trabalho.
atende a interesses antagônicos sem escolha de classe, atuando de forma igual e equitativa para ambas as classes, pois tem como função central a intermediação de situações conflitos.
tem como objetivo profissional mediar os interesses entre as classes para garantir a justiça social, por ser um dos compromissos firmados no Código de Ética do(a) assistente social.