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O processo de formação do Estado Moderno como instituição foi tema de reflexão de soció...

Questão 24

O processo de formação do Estado Moderno como instituição foi tema de reflexão de sociólogos, historiadores e cientistas políticos ao longo dos últimos duzentos anos da história ocidental. Entre os principais teóricos que desenvolveram conceitos e buscaram compreender o Estado, como agente social, consta o nome do intelectual alemão Max Weber que, no texto “A Política como vocação”, assim conceituou:


“Hoje, porém, temos de dizer que o Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território. Note-se que território é uma das características do Estado. Especificamente, no momento presente, o direito de usar a força física é atribuído a outras instituições ou pessoas apenas na medida em que o Estado o permite”. (WEBER, Max. A política como vocação. In: Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: LTC. 1982. p. 98.)


Analise as alternativas que buscam esboçar a compreensão weberiana de Estado e assinale a correta:

A

A perspectiva weberiana da formação do Estado Nacional o pensa como uma relação de íntima vinculação com as classes sociais, em especial com o proletariado, que é o agente central da formação dos estados nacionais, ao ser o dono das principais propriedades rurais.

B

Para Max Weber, o Estado é um agente que permite a Burguesia, como detentora do capital e dos meios de produção, manter a classe trabalhadora sendo explorada através da mais-valia, sendo uma instituição que deveria, de forma revolucionária, ser extinguida da história humana, convertendo-se em uma instituição de caridade.

C

Max Weber, como reacionário, era favorável a um estado totalitário liderado por chefes de estado fortes, sendo considerado por toda a crítica sociológica como um dos pais do regime fascista espanhol, ao ter sido “el generalíssimo Franco” um dos alunos de Max Weber na Universidade de Friburgo, na Alemanha.

D

O processo de formação do estado moderno, em uma perspectiva weberiana, está relacionado, de forma unilateral e exclusiva, a questões religiosas, como apontou o sociólogo e historiador alemão em um dos principais clássicos do pensamento social contemporâneo, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.

E

O processo de formação do Estado Moderno pode ser considerado, na perspectiva weberiana, como uma monopolização da violência. Nesse sentido, apenas as instituições do Estado, no ocidente, podem exercer ações violentas, como as realizadas pelas forças armadas e pela polícia.