Imagem de fundo

O fenômeno da rizólise dos dentes decíduos é um processo normal da reabsorção radicular...

Questão 29

O fenômeno da rizólise dos dentes decíduos é um processo normal da reabsorção radicular, caracterizado pela destruição dos tecidos dentários duros e moles.


Em relação à rizólise, assinale a alternativa correta.

A

Os dentes decíduos traumatizados que apresentam como sequela reabsorção radicular externa “em teto de igreja” ou “apical arredondada” geralmente sofrem um processo de aceleração na reabsorção radicular.

B

A rizólise é um fenômeno que ocorre de forma contínua, ou seja, a reabsorção das estruturas mineralizadas ocorre initerruptamente.

C

O principal fator de aceleração da rizólise são as anodontias de dentes permanentes.

D

Os dentes decíduos que sofreram mortificação pulpar e não foram tratados, na maioria dos casos, esfoliam muito depois da época normal.

E

Os dentes decíduos sob traumatismo por coroa de aço ou restaurações de amálgama com excesso oclusal sofrem reabsorções radiculares mais retardadas.