“Em 1951, o Conselho Consultivo do Patrimônio identificou o conjunto edificado de Guaratuba como um dos maiores registros da arquitetura colonial existentes no Paraná.” In: KERSTEN, Márcia Scholz de Andrade. Os Rituais de Tombamento e a Escrita da História: bens tombados no Paraná entre 1938-1990. Curitiba: Editora da UFPR, 2000. p. 188.
Em relação ao registro do conjunto edificado de Guaratuba para fins de tombamento, é CORRETO afirmar:
As principais edificações coloniais de Guaratuba tombadas pelo Estado do Paraná são a Igreja de São Benedito e o Forte de Nossa Senhora dos Prazeres.
Apesar de, na década de 1950, o Conselho Consultivo do Patrimônio ter registrado um grande número de edificações coloniais em Guaratuba, atualmente não há nenhum registro de edificações tombadas no município.
Atualmente, o conjunto de edificações coloniais tombado pelo Estado do Paraná em Guaratuba é constituído por mais de 50 prédios, todos localizados na área central da cidade, que se encontram em boas condições de preservação.
Das mais de 50 edificações registradas em Guaratuba pelo Conselho Consultivo do Patrimônio, destacam-se, em função das excelentes condições de preservação, a Igreja de São Sebastião do Porto de Cima e a Casa e Sobrado Brasílio Itiberê.
Das mais de 50 edificações inventariadas em Guaratuba pelo Conselho Consultivo do Patrimônio, atualmente somente o Sobrado Colonial e a Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso – Matriz de Guaratuba estão tombados pelo Estado.