Imagem de fundo

“Em 1951, o Conselho Consultivo do Patrimônio identificou o conjunto edificado de Guara...

Questão 34

“Em 1951, o Conselho Consultivo do Patrimônio identificou o conjunto edificado de Guaratuba como um dos maiores registros da arquitetura colonial existentes no Paraná.” In: KERSTEN, Márcia Scholz de Andrade. Os Rituais de Tombamento e a Escrita da História: bens tombados no Paraná entre 1938-1990. Curitiba: Editora da UFPR, 2000. p. 188.


Em relação ao registro do conjunto edificado de Guaratuba para fins de tombamento, é CORRETO afirmar:

A

As principais edificações coloniais de Guaratuba tombadas pelo Estado do Paraná são a Igreja de São Benedito e o Forte de Nossa Senhora dos Prazeres.

B

Apesar de, na década de 1950, o Conselho Consultivo do Patrimônio ter registrado um grande número de edificações coloniais em Guaratuba, atualmente não há nenhum registro de edificações tombadas no município.

C

Atualmente, o conjunto de edificações coloniais tombado pelo Estado do Paraná em Guaratuba é constituído por mais de 50 prédios, todos localizados na área central da cidade, que se encontram em boas condições de preservação.

D

Das mais de 50 edificações registradas em Guaratuba pelo Conselho Consultivo do Patrimônio, destacam-se, em função das excelentes condições de preservação, a Igreja de São Sebastião do Porto de Cima e a Casa e Sobrado Brasílio Itiberê.

E

Das mais de 50 edificações inventariadas em Guaratuba pelo Conselho Consultivo do Patrimônio, atualmente somente o Sobrado Colonial e a Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso – Matriz de Guaratuba estão tombados pelo Estado.