A Missão Artística Francesa chegou ao Brasil em 1816, chefiada por Joachim Lebreton que trouxe consigo:
Artistas experientes do Barroco e Rococó, como pintores, escultores e arquitetos, visando a fundação de uma escola de Belas-Artes nacional, pois até então toda produção artı́stica partia de autodidatas.
Um grupo seleto como, entre os pintores, Debret e Taunay, contando também como escultores, arquitetos, mecânicos, carpinteiros, serralheiros, estavam incluı́dos um medalhista, um gravador e um músico.
Um agrupamento pequeno contando com poucos artistas no primeiro momento, numa tentativa de criar uma colônia voltada para o estabelecimento dos futuros artistas europeus que viriam, mas a Academia Imperial, logo no ano seguinte, inicia suas atividades.
Um grupo de artistas experientes que iriam formar o primeiro corpo docente da Academia Imperial, que iria durar e ampliar suas atividades ao longo das décadas seguintes, sempre com Lebreton no comando até o fim do Primeiro Reinado.